quinta-feira, 23 de agosto de 2012

“HELP!”, O FILME – A AVENTURA COLORIDA DOS BEATLES

Lançado em agosto de 1965, no auge da beatlemania e das turnês do grupo, o álbum reflete algumas mudanças na música dos fab-four. Temos Lennon compondo ao estilo de Bob Dylan em "You've Got To Hide Your Love Away", a candidez de Harrison em "I Need You". Além do sucesso de "Ticket To Ride" e da música "Help" o álbum ainda têm uma preciosidade: a música "Yesterday", nada menos que a canção mais regravada na história da música. Filmado em seis semanas de 1965 e dirigido novamente por Richard Lester, “Help!” tomou o rumo de paródia roqueira de James Bond e custou o dobro do longa anterior, por ser colorido e ter locações “exóticas” (Bahamas e os alpes). Na trama, os Beatles são perseguidos por um bando de fanáticos de uma seita hindu, porque Ringo está com o anel do sacrifício. Anos depois, os Beatles admitiram que filmaram chapados. Foi o começo do fim dos terninhos e a chegada de novos tempos. E essa transição acabou registrada nas imagens.
O disco contendo a trilha sonora de “Help!” vendeu milhões de cópias e é verdadeira coleção de hits. A faixa-título apontava para o desgaste da pressão da Beatlemania, que em pouco tempo levaria a banda a abandonar as turnês. Mas talvez mais significativa tenha sido “You’ve Got to Hide Your Love Away”, em que Lennon, inspirado em Bob Dylan, coloca suas próprias emoções na música e pondera a situação amorosa de seu empresário homossexual Brian Epstein. A trilha também trouxe a canção mais regravada de todos os tempos, “Yesterday”, composta por Paul McCartney. George Harrison ainda aproveitou para homenagear sua então namorada Pattie Boyd com “I Need You”. “Act Naturally” e “Dizzy Miss Lizzy” foram os últimos covers a entrar num álbum do quarteto e “Ticket to Ride” foi considerada por John uma das primeiras canções do heavy metal, devido a batida forte e ao solo de guitarra.
"Help!" originalmente se chamaria "Eight Arms To Hold You", Paul McCartney ajudou John Lennon a escrever a música, embora ela seja mais de John. Em 1965, John achou que esta era a sua melhor música escrita, onde ele expressa seus stress em relação ao sucesso rápido que o grupo havia alcançado. John também escreveu "You've Got To Hide Your Love Away" onde ele coloca suas próprias emoções ao invés de se projetar em uma situação, assim como em "I'm A Loser" do álbum anterior (Beatles For Sale) ele se inspirou nas composições de Bob Dylan para fazê-la. Ele também compôs "You're Going To Lose That Girl". "It's Only Love" é uma composição também sua, que segundo o próprio, era a que ele mais detestava. George Harrison canta a música de sua autoria "You Like Me Too Much", onde Paul e George Martin tocam piano, e "I Need You" que ele escreveu para sua namorada na época, Pattie Boyd.
"Ticket To Ride" é cantada por John e traz Paul novamente na guitarra solo. Após a separação do grupo John sempre disse orgulhosamente que esta foi uma das primeiras canção heavy metal feita devido a batida da bateira e ao solo de guitarra. A inspiração da composição desta música ainda é nebulosa, alguns dizem que é sobre uma garota que o abandona, outros que é sobre a compra de uma passagem de trem para Ryde (cidade da Ilha de Wight), outros que é sobre um ticket especial dado a protistutas em Hamburgo (Alemanha).
Help! chegou ao topo das paradas britânicas na semana de seu lançamento e permaneceu lá por 11 semanas. Nos Estados Unidos, o disco foi lançado em 13 de agosto e trazia as 7 canções do filme, mais 6 faixas instrumentais. Para o lançamento deste disco, a Capitol (gravadora responsável pelos lançamentos dos Beatles nos EUA) recebeu uma encomenda até então inédita: 1 milhão de cópias, antes mesmo do lançamento. Em 4 de setembro de 1965 o disco chegava ao topo das paradas americanas! E por lá, ficou por mais de 20 semanas!
Abaixo, a gente assiste o filme completo em inglês e sem legendas.

Quem preferir com legendas, o link é:

Nenhum comentário:

Postar um comentário